segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

63 anos de muita luta e dedicação

Hoje a Paróquia São Sebastião de Xapuri está em festa, pois há 63 anos nascia no seringal Belo Horizonte, em Tarauacá, um garoto chamado Francisco das Chagas Monteiro. Este que depois de muitos e muitos anos, viria a se ordenar Padre e para a felicidade dos católicos de Xapuri, em 2005 chegou por estas bandas com o intuito de auxiliar o povo na vida religiosa, e por tal motivo permanece até o dia de hoje como responsável desta igreja.

foto: Raimari Cardoso
Senhor Padre Chagas, foi Deus quem te deu a graça de ser este homem tão dedicado e responsável que é! Sei que são poucos aqueles que deixam sua vida particular para se entregar a serviço do evangelho de Deus, tenho esta como a maior resposta de amor e fé que alguém pode dar ao amor daquele que morreu por nós na cruz, o sacerdote maior: o Nosso Senhor Jesus Cristo! Acredito fielmente que a partir do momento que um padre se entrega nas mãos de Deus, como um verdadeiro instrumento, para ser usado e conduzido por ele, o se faz o próprio Cristo, aquele tanto nos ama e que nos deu a vida por sua morte. E por tal motivo que lhe admiro e saúdo com as palavras acima descritas. 


Sua História

Francisco das Chagas Monteiro, nasceu em 23 de dezembro de 1951, no seringal Belo Horizonte, colocação Belo Horizonte. Aos 3 anos de idade seus pais se transferiram para o seringal Porto Brasil no município de Feijó, onde aos 10 anos começou sua atividade na coleta do látex. A partir de 1978 começou a participar das chamadas Comunidades Eclesiais de Base e, em 1985, aos 33 anos de idade, iniciou sua caminhada vocacional, saindo de Manoel Urbano para Plácido de Castro, onde morou 4 meses com o Padre Luiz Pieretti, retornando a Manoel Urbano onde concluiu o superlativo. No ano seguinte ingressou no Seminário Padre José Martins, em Rio Branco, e estudou no colégio Meta e no colégio Neutel Maia. 

foto: Raimari Cardoso
Fez dois anos de Filosofia no Seminário de Guajará Mirim, em Rondônia, e o terceiro ano em Maringá- Paraná, e a Teologia no Seminário São José, em Manaus-Amazonas. Em novembro de 1998 foi ordenado diácono, e em 02 de maio de 1999 foi ordenado sacerdote. 

Ainda como diácono começou a trabalhar no Seminário Menor de Rio Branco, e no final de 2000 foi transferido para a Paróquia Nossa Senhora das Dores de Brasileia,  onde ficou até o dia 06 de outubro de 2005, sendo transferido para a Paróquia São Sebastião de Xapuri, onde para a nossa felicidade permanece até hoje. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário