sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Devotos de São Sebastião

Nestes dias que antecedem o ponto máximo da festa do padroeiro de Xapuri, é possível encontrar, na igreja que leva o nome do santo, vários personagens que carregam em suas vidas a fé e a devoção em São Sebastião. Estes são os casos do ex-prefeito de Xapuri Jorge Akel Hadad, o Jorgito, que hoje vive em Belém (PA), da ex-professora Raimunda Euri Gomes Figueiredo, coordenadora da equipe de Liturgia na Paróquia de São Sebastião, do trabalhador Sebastião Maxiliano de Souza e da aposentada Mariete Costa, que tem como eterna promessa ornamentar todos os anos a imagem do santo padroeiro para a procissão.

                  Jorgito, Euri e Mariete (foto/Raimari)                               
O ex-prefeito de Xapuri Jorge Akel Hadad, o Jorgito, de 72 anos de idade, é uma referencia no município quando se fala na fé em São Sebastião. Devoto fervoroso participa a mais de 50 anos da festa do padroeiro.

Ele diz que desde criança, sempre gostou de ver aquela multidão seguindo um santo pelas ruas, “Eu não entendia muito aquela cena, mas para mim era algo belíssimo” relembra Jorgito. Ele que considera São Sebastião um verdadeiro herói, aquele lutou por amor ao próximo, a Deus e pela liberdade religiosa dos homens, para que estes pudessem proclamar em suas vidas a fé em Jesus Cristo. O senhor Jorgito é um grande devoto do padroeiro de Xapuri e mesmo morando em Belém, todos os anos vem à Xapuri para participar das festividades do santo padroeiro. 

Segundo Jorgito, no ano passado ele vinha sofrendo de uma dor infernal em uma das pernas, isso lhe incomodava muito, decidido em ser curado dirigiu-se à Xapuri, acreditando fervorosamente em Deus e na intercessão de São Sebastião que iria ficar bom e se livrar daquela dor. Ele diz que chegou a Xapuri de bengala, pois estava com tanta dor que quase não conseguia andar e muito menos ir à procissão, mediante a isso, resolveu fazer uma promessa ao seu santo de devoção. “Eu pedi para que Deus por intercessão de São Sebastião pudesse me livrar daquela dor infernal, prometi ir a procissão inteira segurando na imagem do santo com a minha bengala, e a acreditei que quando terminasse a caminhada de fé estaria curado”, relembra Jorgito.

Ele diz que quando chegou próxima a sede do Depasa, quando a procissão já havia percorrido 50% de seu percurso, não precisou mais usar bengala, pois a dor que ele sentia não mais fazia parte de sua vida e, em forma de agradecimento ao padroeiro, todos os anos marca presença com sua esposa no novenário do padroeiro São Sebastião de Xapuri.

A ex-professora da rede educacional de Xapuri, Euri Figueiredo de 83 anos de idade, é considerada uma das mais respeitadas religiosas de Xapuri, ela coordena a equipe de liturgia da paróquia de São Sebastião, além de prestar auxílios no Apostolado da Oração. Ela diz que o guerreiro Sebastião é um símbolo da fé cristã. Fiel, corajoso, cristão, que mesmo em meio às perseguições nunca renegou sua fé a Jesus Cristo.

Ela que ainda acrescenta: “Graças à intercessão de São Sebastião venho nos últimos anos recebendo constantes graças em minha vida, seria até injustiça mencioná-las haja vista que posso esquecer de alguma. Muito obrigado São Sebastião por vossa magnífica intercessão junto ao Pai. E como forma de agradecê-lo prometi em quanto estiver vida ajudar nos serviços de minha paróquia, esta que leva o nome de São Sebastião, mas que abriga o senhor Jesus Cristo imolado na eucaristia”.

O xapuriense Sebastião Maximiliano de Souza, morador do bairro Bolívia, é mais um grande exemplo de devoção a São Sebastião. 

"Meu filho Gilliar tinha uma adenóide no nariz (carne crescida) e isso lhe incomodava muito, então, vendo meu filho sofrendo resolvi fazer uma promessa a São Sebastião. Prometi que seu meu filho fosse curado dessa adenóide, ele participaria durante sete anos de forma interrupta da festa religiosa vestido em homenagem ao santo padroeiro. E hoje, graças a Deus e a intercessão de São Sebastião, meu querido filho está curado e pela quarta vez seguida participaremos juntos da procissão, ele como prometido homenageará mais uma vez o santo protetor." relata o emocionado Sebastião.

Sebastião e seu filho Gilliar

Mariete da Costa, aposentada, 79 anos de idade, é devota do Santo Padroeiro de Xapuri há muitos anos, ela diz que em forma de agradecimento a uma graça recebida que ela não revela, prometeu ornamentar todos os anos a imagem do santo padroeiro para a procissão. "Enquanto viva, estarei sempre arrumando o meu santo de coração" disse a fiel devota.

Mariete: foto/Raimari
A dedicação dessas pessoas aliadas a muitas outras fazem delas símbolos vivos da Festa de São Sebastião de Xapuri, que neste ano completa 112 anos de muita fé e devoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário