sábado, 15 de fevereiro de 2014

Irmã Juliana comemora 102 anos de idade e 78 dedicados à religião e à educação

Exemplo de mulher, profissional e serva de Deus, irmã Maria Juliana Ferreira de Souza completou na última quinta-feira (13) 102 anos. Como se não bastassem os tantos anos de vida, ela também completa 78 anos dedicados à educação e à religião.

Em virtude disto, uma homenagem foi publicada em rede social por Paulo Maia Sobrinho. Ele fala um pouco sobre a trajetória desta que é exemplo de humildade, fé e mulher.

“Ela chegou no Acre aos 5 anos de idade, quando fazia apenas 14 anos que tinha se encerrado a Revolução Acreana. Juliana veio para o Acre com seus pais, no ano de 1917, embarcados em um navio de nome Guanabara. Fixou residência no município de Sena Madureira, onde seu pai, junto a um tio, se tornaram comerciantes de medicamentos.”

Atuou em Xapuri durante 15 anos, 1941-156.
Paulo conta que aos 18 anos de idade ela descobriu a vocação religiosa, indo para o internato no ano de 1930. Porém, foi obrigada a se afastar do convento para realizar um tratamento de saúde.

“Restabelecida e convicta da sua vocação religiosa, voltou para o convento na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1936, onde ficou como noviça até o ano de 1941, quando foi consagrada freira. Retornando ao Acre nesse mesmo ano, foi para o município de Xapuri, onde trabalhou como religiosa e educadora durante 15 anos”.

Já no ano de 1956, ele conta que freia foi transferida para Rio Branco, onde recebeu a missão de fundar um colégio educacional para moças.

“Foi quando conseguiu comprar o imóvel (terreno) na rua Floriano Peixoto, como também acompanhou a construção do Instituto São José (mais conhecido como Colégio das Freiras). Esse ano, ela está completando 50 anos de trabalho no Instituto Imaculada Conceição (Colégio da Freiras no 2º Distrito). Colégio que funcionava com semi-internato e internato, onde a maioria das moças acreanas da época ficavam para estudar. Ela foi instrutora da maioria dessas moças e ainda lembra com carinho de muitas”.

Ele completa com uma frase com uma palavra da irmã.
“Palavra da irmã: "Desejo a todos alunos e ex-alunos, à sociedade acreana e a todos os cristãos do mundo, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Matéria extraída do site ContilNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário