segunda-feira, 24 de março de 2014

Briga entre haitianos e senegaleses deixa um ferido no município de Brasileia

Um grupo de senegaleses e haitianos entraram em conflito na tarde de domingo (23), em Brasiléia, interior do Acre. O representante da Secretaria de Direitos Humanos do estado na cidade, Damião Borges, disse que a briga ocorreu na rodoviária da cidade. Um dos haitianos saiu ferido e os demais foram encaminhados para a delegacia e liberados.


Borges afirma que a convivência entre os imigrantes está cada vez mais complicada. O representante atribui as divergências à diferença nas culturas de cada país. “Todos os dias tem confusão na rua, no abrigo, em bancos, em todo lugar. Quando era só haitianos, a situação se normalizava, mas parece que os senegaleses são mais geniosos e a situação se complica”, diz.

Segundo Damião Borges, encontram-se atualmente em Brasileia 2.500 imigrantes, sendo que 2.000 estão no abrigo. O acúmulo se dá, segundo Borges, devido a cheia dos rios no Acre e também em Rondônia, que enfrenta a cheia história do Madeira, que impede o tráfego de ônibus pela BR-364. 


A saída destes imigrantes, de acordo com ele, só pode ser feita via aérea e a passagem está com preço elevado. “A única saída é o governo fechar de vez essa entrada, porque não tem como controlar os conflitos. Os imigrantes não estão saindo porque as passagens estão caras, mas hora que o rio baixar a situação deve se normalizar”, acredita. 

A notícia foi dada pelo site Ecos da Notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário