sábado, 5 de abril de 2014

Acre realiza primeiro transplante de fígado da Região Norte

Senador Jorge Viana, via Facebook.


A história da saúde do Acre mudou hoje de madrugada. Foi realizado o primeiro transplante de fígado da região norte do Brasil, aqui na nossa Fundação Hospitalar. Graças ao esforço do dr. Tércio e equipe e da determinação do médico Tião Viana, começamos a escrever uma nova página na história da nossa saúde. Uma história bonita e que tem transformado a vida de milhares de pessoas.

Desde a década de 1990, o Dr. Tércio nos ajuda a cuidar dos pacientes de hepatites e problemas hepáticos. Tenho muito alegria de ter ajudado, com apoio do Tião médico e senador, a criar as condições para primeiro termos o curso de medicina, depois a residência médica, pós-graduação e com o Binho e Tião, criamos as condições para fazer transplante de rins. Já foram 50. E agora temos também o transplante de fígado. Lembro com tristeza quando assumi o governo: naquela época, e não faz tanto tempo assim, a transfusão de sangue era feita braço a braço (transmissão de doenças), hemodiálise, só fora do Acre, transplante nem pensar. Graças a Deus e a muito trabalho, milhares de vidas foram salvas. O lamentável é que ninguém conta as vidas salvas, só as perdidas.

O transplante foi de madrugada. Começou uma da manhã e terminou ainda há pouco. Transplante é complexo. A cirurgia dura mais de mais 10 horas e só pode ser realizada em lugares que tenham uma medicina avançada. O Acre entra nessa era. Reproduzo a mensagem que recebi do Dr. Tércio ontem, sonhando com o primeiro transplante, que ele, o Tião e eu e tantos outros sonhamos há muito tempo:

“Prezado Senador Jorge, talvez amanhã seja um grande dia. O dia de realizarmos o primeiro transplante de fígado no Estado do Acre. Que Deus nos abençoe. Abraços, Tércio”.

Obrigado Tião, obrigado Tércio e equipe. Vocês são os nossos anjos de branco. Agradecendo a família que doou o fígado de um jovem acreano que teve morte cerebral, pedimos a Deus que dê saúde ao transplantado.

São ações como essas que nos fazem sonhar com uma saúde melhor para todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário