terça-feira, 22 de abril de 2014

Da Colômbia, Expedición Brasil cruza o Acre e segue para o Rio de Janeiro

“As plantas têm o direito e dever, dado por Deus, de curar”, Raimundo Nonato, o Dr. Raiz, em sua loja no Mercado Velho, em Rio Branco, inicia a conversa com a equipe da Expedición Brasil, da TV RCN da Colômbia. A medicina da floresta foi um dos interesses da expedição que saiu de Bogotá para o Rio de Janeiro, entrando no Brasil pelo Acre.

Expedición Brasil, da TV colombiana, esteve no Acre na última semana mostrando um pouco da história e atrativos turísticos do estado.

O grupo com seis membros e dois carros, todos bem equipados para conseguir ótimas imagens, entrou no estado por Assis Brasil na terça-feira, 15, depois de percorrer mais de oito mil quilômetros. O projeto mostra aos quase 60 mil torcedores colombianos, que já compraram ingresso para a Copa do Mundo de 2014, uma rota alternativa para vir ao Brasil.

Foram registradas pelas lentes de expedição a moderna exploração do látex, no Seringal Cachoeira e na Fábrica de Preservativos Natex, em Xapuri. “Aqui nos encontramos com essa história bonita dos seringueiros e pudemos perceber a importância de Chico Mendes para o Brasil e para o Mundo”, afirma o jornalista Alejandro Callejas após vivenciar o amanhecer do amazônida no Cachoeira.


Já em Rio Branco, na Biblioteca de Floresta, a Expedición Brasil conheceu um pouco da história dos Povos da Floresta do Acre e como o estado mantém mais de 80% de sua área natural preservada. Em conversa o assessor Especial dos Povos Indígenas, Zezinho Kaxinawa, explicou a história dos povos indígenas do Acre e como o Estado os reconhece como parte essencial de sua formação e da sociedade da acreana.

“Eles saíram daqui encantados com o que viram, pensando até em voltar nas férias”, diz a secretária de Turismo do Estado Rachel Moreira. “Além da beleza de nossa história e a luta pela preservação, a expedição consolidou a rota do Pacífico, passando pelo Acre”, afirma Rachel.

Foto e texto de Arison Jardim da SECOM - Acre. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário