quarta-feira, 23 de abril de 2014

Greve no IFAC Xapuri


Professores e técnicos administrativos do Instituto Federal do Acre (Ifac) Campus Xapuri paralisaram suas atividades por tempo indeterminado na manhã de ontem (22). Os servidores decidiram apoiar o movimento nacional durante uma assembleia realizada com a categoria, no último dia 16.  Ao menos 36 professores e 12 técnicos paralisaram suas atividades afetando mais de 800 estudantes matriculados na instituição. 

O docente Pedro Henrique, popularmente conhecido como PH, ressalta que as condições de funcionamento do campus do Ifac em Xapuri já seriam motivos suficientes para uma greve.


“Temos um campus que deixa muito a desejar em relação à infraestrutura, só para ter uma ideia, temos apenas dois banheiros funcionando na instituição, sete bebedouros que nem sequer gelam, além de uma enorme deficiência na climatização das salas de aula”, ressalta. 

Uma das servidoras que também faz parte do comando de greve, a engenheira florestal Alana Chocorosqui, diz que quase todos os serviços estão paralisados. 

“O que ainda está funcionando normalmente na instituição é a parte administrativa, esta infelizmente não se pode fechar, mas em relação às aulas estão todas suspensas por prazo indeterminado”, declarou Chocorosqui. 

Ela que ainda acrescentou: “Mas nem por isso nós professores ficamos em casa de braços cruzados, estamos no IFAC todos os dias, manhã e tarde, conversando, planejando e organizando nossas ideias para que assim possamos continuar nossa greve de maneira qualificada e responsável”. 

Alana diz ainda que na próxima sexta-feira, professores e técnicos do IFAC irão se reunir com pais, alunos e/ou responsáveis para explicar o motivo da GREVE bem como para acolher possíveis sugestões. Segundo a mesma, as reuniões serão feitas no próprio IFAC.


"Faremos na próxima sexta-feira três reuniões, duas em Xapuri (9h e às 19h) e outra em Brasileia no período da tarde”, finaliza. 

Segundo a engenheira, existem várias bandeiras de luta na categoria. "Nós estamos lutando pela melhoria das condições de trabalho, posse do conselho superior, eleição direta para reitor, diretor de campus e diretor administrativo, redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais, contratação de docentes para atuar diretamente com alunos especiais, banheiros equipados para atender as necessidades dos deficientes, mais segurança, mais zelo, mais pesquisas e uma melhor alimentação para nossos estudantes, além da antecipação da parcela do aumento previsto para 2015 e 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação pública. 

Por meio de nota divulgada à imprensa, o Instituto Federal do Acre (Ifac) informou que a greve é decorrente de pautas nacionais. Que o instituto iniciou o diálogo com os coordenadores do sindicato em reunião realizada no último dia 16, para debater as pautas locais, onde ficou marcada outra reunião para o próximo dia 30. E que a reitoria respeita o direito de greve e a livre manifestação do pensamento, e irá acolher todas as propostas dos servidores.
                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário