sexta-feira, 4 de abril de 2014

Pacientes são beneficiados com doação de órgãos em Rio Branco

Seis pacientes do Acre que estavam na fila de espera para transplantes de fígado e rins foram beneficiados por doadores de Rio Branco. A Central de Transplantes do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco realizou, no mês de março, a captação de quatro rins e dois fígados de pessoas que sofreram Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVCH).

No último domingo, 30, dois pacientes de Rio Branco – um homem e uma mulher – fizeram transplante de rins. Segundo a médica nefrologista Luciene Pereira, os pacientes estão bem. “Agora é a fase mais difícil do transplante, pois o organismo do transplantado vai se adaptar àquele novo órgão, e em muitos casos há uma rejeição por parte do organismo, mas os pacientes estão reagindo bem”, relatou.

foto/Arquivo da Sesacre
Pela falta de compatibilidade de pacientes do Acre, os outros órgãos (rins e fígados) foram para Pernambuco e São Paulo. A psicóloga e coordenadora da Central de Transplantes, Regiane Ferrari, anunciou ainda que os transplantes de fígado no HC de Rio Branco devam começar nas próximas semanas.

“Estávamos esperando apenas a chegada de um medicamento para iniciarmos os transplantes de fígado. Creio que a partir da próxima semana, se houver captação de fígado em Rio Branco, já poderemos realizar o primeiro transplante de fígado no Acre”, informou a coordenadora.

O texto é de autoria da jornalista Cássia Veras, da Agência de Noticias do Acre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário