terça-feira, 10 de junho de 2014

Novo Reitor do IFAC/ Xapuri fala sobre greve e início de sua Gestão

O Instituto Federal do Acre Campus Xapuri está sob nova direção, esta empossada no último dia 30 de Maio. O novo Diretor Geral Joel Bezerra Lima sucede o renomado professor Sérgio Flórido. Joel assume com a missão de elevar e qualificar ainda mais o ensino oferecido pela instituição, para isso, conta com profissionais compromissados em dá o máximo de si para tornar o IFAC uma instituição de alto nível.

O competentíssimo Joel Bezerra atuava como docente de Filosofia no referido Campus, porém, agora como novo Reitor inicia uma gestão que promete transparência, democracia e compromisso. Joel diz que assumiu o cargo com o intuito de ajudar a instituição, mas ao mesmo tempo pede o apoio dos alunos, pais e professores.
 
“Estou assumindo o Campus com a imensa vontade de ajudar a melhorar o ensino na nossa Xapuri, mas como o Homem é um ser dependente preciso do esforço de professores, pais e alunos, para que juntos tornemos o IFAC da Princesinha do Acre modelo para outras instituições de ensino”, diz Bezerra.
Joel Bezerra Lima, Diretor Geral do IFAC Xapuri
 
Leia abaixo na íntegra a entrevista concedida pelo novo Reitor ao Jornalista Xapuriense Leônidas Badaró apresentador do Programa Aldeia Entrevista, este que vai ao ar através da Rádio Aldeia FM 89.5 Mhz de Rio Branco.

 
Leônidas Badaró – O IFAC já passa alguns dias em greve e eu gostaria que você falasse um pouco a respeito de como está recebendo o IFAC e de como está enfrentando essa situação.
Joel – Estamos enfrentando de uma forma bem democrática, visando uma gestão democrática que possa reestruturar algumas coisas dentro do IFAC, algumas melhorias. Estamos contando com a ajuda da nossa Reitora Geral professora Rosana que também está buscando verbas para a compra de equipamentos para os laboratórios, veículos e outros. A nossa gestão espera contar com a participação da comunidade e principalmente dos alunos, para que possamos ter esse feedback entre o IFAC e a comunidade, pois a instituição é pública, é nossa, então toda ajuda é bem-vinda nesse momento.
Leônidas Badaró – Falando em comunidade, existe muita preocupação por parte dos pais, inclusive chegaram a comentar em redes sociais a possibilidade da perda do ano letivo, isso é pode acontecer?
Joel – Não, os pais podem ficar tranquilos enquanto a isso, a nossa negociação com o movimento grevista está sendo bem tranquila e o IFAC está se fortalecendo, os pais podem ter a plena certeza que os filhos vão voltar para uma instituição mais forte, mais estruturada e bem equipada. Essas notícias são inverdades, nós iremos garantir sim com toda certeza o ano letivo para os nossos alunos.
Leônidas Badaró – Dessa negociação o que já se conseguiu?
Olha nós tínhamos professores que trabalhavam a mesma quantidade com o salário inferior, a nossa reitora já mudou o regime. Nós tínhamos dois regimes, um com dedicação exclusiva de 40 horas e outro sem dedicação com a mesma carga horária, agora estas 40 horas sem dedicação exclusiva que já foi igualada a primeira, então diante disso já percebemos que conquistamos esse princípio isonômico. 
Um outro ponto é a valorização dos nossos profissionais, também já conseguimos isso. A nossa Reitora viajou esta semana para Brasília com o intuito de conseguir verbas para a melhoria de nossa instituição.
Leônidas Badaró – Qual seria a expectativa que essa nova administração tem para com relação ao término da GREVE? Volta agora ou não?
Joel – Olha, as negociações estão bem avançadas, porém, eu tenho que esperar até a próxima semana para entrar em contato com o comando de greve para que aí possamos entrar em consenso com a categoria. As reuniões estão sendo bem transparentes, tanto é que eu participo delas, isso mostra que a greve é para o BEM da instituição e não dos professores. Saliento mais uma vez que a GREVE é por melhorias para a comunidade escolar.
Leônidas Badaró – Passado esse momento de greve, com uma gestão nova que está assumindo o IFAC, uma instituição bem conceituada pela nossa sociedade, mas o que a nova gestão pretende fazer para que essa seja ainda mais valorizada pelo público?
Joel – Uma das primeiras coisas que estou pensando é criar um Conselho de Campus, onde a comunidade poderá opinar sobre algumas decisões que a própria instituição terá que tomar. A ideia dessa gestão é acolher toda e qualquer sugestão advinda da comunidade. Temos que entender que o IFAC só tornará forte se ambas as comunidades se unirem e lutarem em prol de um melhor ensino. A instituição está melhorando, hoje estamos quase terminando a construção do nosso auditório, já chegaram as cadeiras, estamos buscando uma melhor internet que atenda a demanda da instituição, além é claro de muitas outras coisas.
 
Entrevista concedida no dia 06 de Junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário