sexta-feira, 17 de outubro de 2014

IFAC/ Campus Xapuri desenvolve atividades na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia


Teve início na última Quarta-feira, 15, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia IFAC 2014. O evento está se encerrando hoje com uma programação bastante intensa em Rio Branco. Toda a programação da Semana aconteceu no auditório do Campus, este que recebeu um grande número de alunos, professores e demais servidores durante os dois dias de exposição dos trabalhos. 

A SNCT é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação para promover a difusão de conhecimento técnico-científico a toda população, com foco nos estudantes do Ensino Fundamental e Médio da rede pública.

Equipe organizadora do Campus Xapuri. Foto tirada no local do evento. 
O evento proporciona aos alunos diversas oficinas interdisciplinares que contribuem para levar conhecimento nas áreas de ciência, tecnologia, cultura e inovação e, nesta edição, os alunos e as escolas participam ativamente da realização do evento, deixando de serem espectadores para serem colaboradores. Assim, estreitam os laços do Ensino Básico com a academia.

O Diretor Geral do Campus Xapuri Prof. Joel Bezerra, enfatizou a importância do evento como momento para o IFAC  mostrar para a comunidade o que está sendo produzido.

"É o momento importantíssimo para mostrar a todos o que o IFAC vem desenvolvendo aqui em Xapuri. É hora de vocês alunos verem o que foi produzido e trabalharem para melhorar ainda mais a nossa instituição".

O evento foi marcado pelas apresentações de dois trabalhos na categoria Ensino Médio, realizadas ontem dia 16. O primeiro abordou o tema “Matemática em toda parte”, tendo como expositores os alunos Luciane do Nascimento e Luiz Felipe Oliveira Ferreira e orientado pelo prof. Ozemar Oliveira dos Santos. O segundo trabalho foi “Fogão alimentado por energia solar”, tendo como expositores os alunos Bruna Campos Molin e Gabriel Wesley Gastino Filgueiras Vieira, orientados pelo prof. Pedro Henrique da Conceição Silva.

Ambos os trabalhos foram destaque na III Feira Nacional de Matemática realizada este ano em Salvador-BA.

O evento contou também com a participação do palestrante Prof. Dr. Marcos Silveira vindo da UFAC - Universidade Federal do Acre, este que abordou o tema Biodiversidade Amazônica e, ainda da pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, Drª. Tatiane Loureiro da Silva, que palestrou sobre Transgênicos: Técnicas utilizadas para criação de um organismo geneticamente modificado, uso atual e perspectivas futuras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário