segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Segundo turno terá Tião e Bittar no páreo

Depois de 20 anos o Estado do Acre volta a ter uma eleição para governo decidida no 2º turno. Isso foi confirmado ontem, quando Sebastião Viana atual governador e candidato a reeleição atingiu 193.253 mil votos,  isto é, 49,73% dos válidos e Márcio Bittar 116. 948, correspondendo a 30,10% dos votos válidos. 

Pelos dados apresentados percebe-se que ouve uma grande diferença de votos entre o primeiro e o segundo, Tião só não se reelegeu ainda no 1º turno devido não ter alcançado os 50% dos votos que a Justiça determina. Antonio Rocha que obteve 0,56% dos votos acabou sendo a peça chave nesta eleição, pois ele "tirou" a porcentagem que Viana precisava para ser reeleito. 

Foto/Revista Veja
A exemplo do primeiro turno, o 2º promete ser ainda mais acirrado, pois desta vez não será somente Bittar que tentará tirar o PT do governo, mas também Bocalom (que não conseguiu chegar ao segundo turno)  e Antonio Rocha que certamente se unirão ao tucano para conseguir tal façanha. 

Pegando os votos tirados por Tião Viana e comparando com o dos outros três candidatos temos a seguinte situação: 

Tião Viana: 49, 73%

Bittar: 30,10%
Bocalom: 19,61
Antonio Rocha: 0,56%

Somando temos: 50,27% dos votos. E se diminuirmos esta pela primeira teremos justamente a porcentagem tirada por Antonio Rocha (0,56%). 

Portanto, para se eleger Márcio terá que conseguir reunir todos os votos de Bocalom e Rocha ou então, a exemplo de Tião, pedir e incentivar aqueles que não votaram a votarem no próximo dia 26. 

O 2º turno acontecerá no domingo (26) e esta será a ultima oportunidade para a população acreana escolher seu representante dos próximos 4 anos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário