sexta-feira, 7 de novembro de 2014

O reconhecimento é dom de Deus!

Uma coisa é certa e inegável, a população de Xapuri vem reconhecendo com legitimidade os avanços que a cidade vem tendo nos últimos anos.

Hoje, graças a investimentos do Governo Federal, Estadual e Municipal o município vem ofertando inúmeras vagas de emprego para homens e mulheres, seja por meio de concurso público, empresa privada ou contrato provisório. A Educação no município não chega a ser uma das melhores do Acre, mas com toda a certeza tem grande potencial para chegar a tanto nos próximos anos. Vejamos abaixo significativos avanços nesta área aqui dentro do município.

Educação

Nível Superior

Atualmente cerca de 7 cursos de nível superior são oferecidos em Xapuri por instituições públicas. Somente o Instituto Federal do Acre tem no momento cerca de 4 cursos em atividade – Gestão Ambiental ( 3 turmas), Química (4 turmas), Agroecologia (uma turma) e Agroindústria (uma turma) – sendo que há previsão de novos cursos para os próximos anos. Somados ao IFAC, também oferecem cursos na princesinha a Universidade Federal do Acre (UFAC), esta que disponibiliza à comunidade os cursos de Biologia e Pedagogia, ambas com uma turma em funcionamento, além da Universidade Nacional de Brasília (UNB) que também oferece o curso de pedagogia.

Pós Graduação 

Você que está lendo este texto, pense comigo, será que anos atrás você tinha tantas opções de curso superior em Xapuri? Técnico e profissionalizantes? Não né. Pois é? E Pós-graduação já pensou um dia cursar aqui em Xapuri, onde muitos dizem ser esquecida pelos Governos? Pois é. Hoje isso já é realidade em Xapuri, o IFAC oferece um curso de Pós-graduação em Gestão da Educação profissional, ciência e Tecnológica para você que já é graduado. No momento uma turma, mas com andar da carruagem acredito que brevemente terá outro a disposição. Fique ligado, se informe!

Nível técnico

Além dos cursos de nível superior, também tem aumentado em Xapuri as ofertas de cursos de nível técnico. Estes são geralmente oferecidos pelo Instituto Dom Moacyr e pelo Instituto Federal do Acre (IFAC), por meio do PRONATEC. 

Cursos profissionalizantes

Cursos Superiores e técnicos ganham ligeiramente a preferência das pessoas, mas em universo tão acirrado cresce também a procura por "cursinhos", que vem garantindo a muitos até mesmo oportunidade de negócio. Digo isso, porque muitos dos que fazem os tais “cursinhos” vem se tornando pequenos empreendedores e consequentemente melhorando suas vidas. 

Nível Fundamental e Médio

As escolas Estaduais e Municipais também vem sendo estruturadas como já expostas em matérias que circulam em outros sites, no entanto, enfrentam problemas no tocante a taxa de evasão. Tal fator só acontece porque o próprio estudante, em muitos casos, não quer saber de estudar e sim de bagunçar. Vejo neste caso, que a culpa não é inteiramente do sistema de ensino (na qual muitos falam), mas sim dos próprios pais e alunos que não se estimulam a sentar no banco de uma escola para aprender conteúdos gerais.

Estágios com remuneração

O estágio é o ensaio para jovens que pretendem entrar no serviço público. Cerca de 25 alunos de Instituições Educacionais implantadas em Xapuri vem sendo beneficiados pelo Programa de Estágio oferecidos por empresas licitadas pelos Governos. Estes dividem estudo e trabalho, e ao mesmo tempo desenvolvem em si a agilidade, a capacidade de expressão, a relação interpessoal e a humildade de saber ouvir. 

Ah, mas onde estão esses estagiários? Respondo: Banco do Brasil, Banco da Amazônia, IFAC, Hospital de Xapuri, IDAF, Prefeitura entre outros. 

Concurso Público

Com a abertura dessas novas Unidades de Ensino surge novas oportunidade de trabalho à população Xapuriense. O IFAC conta hoje com muitos servidores concursados e provisórios, a UFAC a mesma coisa, a CEDUP do mesmo jeito, as escolas estaduais e municipais igualmente. Se formos levar em consideração números, são mais de 400 funcionários só nesses órgãos que citei. Como se vê cresce a oportunidade de empregos em nossa cidade, agora basta que nos esforcemos para alcançar pelo menos uma delas. 

Ciência sem fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior (MEC, 2014).

Inglês sem Fronteiras

O Programa INGLÊS SEM FRONTEIRAS (IsF) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo principal incentivar o aprendizado do idioma inglês, bem como propiciar uma mudança abrangente e estruturante no ensino de idiomas estrangeiros nas universidades do País como um todo. 

O IsF visa também a oferecer aos candidatos a bolsa de estudo do Programa Ciência sem Fronteiras a possibilidade de aperfeiçoamento na língua inglesa de maneira mais rápida e eficiente, de modo que esses candidatos tenham melhores condições de participar dos intercâmbios oferecidos Assim, o IsF propiciará a capacitação de estudantes de graduação e de pós-graduação das instituições ensino superior públicas e privadas para que eles possam alcançar o nível de proficiência exigidas nos exames linguísticos para o ingresso nas universidades anglófonas (MEC, 2014).

Estes dois últimos programas foram apresentados a mais ou menos dois meses aos alunos do IFAC Campus Xapuri. A Palestrante que falou dos programas do Governo Federal trabalha neles e, em sua fala buscou incentivar os discentes a estudar cada vez mais para que possam conseguir um das vagas para fazer uma experiência com outros profissionais no exterior, com tudo pago pelo governo, para que assim melhorem seu currículo profissional. 

Como vemos os avanços são grandes e claros, agora basta que cada um de nós nos emprenhemos o máximo para não deixar essas oportunidades passar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário