segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Alunos do IFAC Campus Xapuri visitam Biofábrica Clones da Amazônia em Rio Branco

A profa. Janiffe Peres de Oliveira, responsável pela disciplina Biotecnologia Vegetal do Instituto Federal do Acre – IFAC/Câmpus Xapuri, organizou uma aula prática com os alunos do 2º Ano do Curso Subsequente em Biotecnologia, na Biofábrica Clones da Amazônia, em Rio Branco. A aula aconteceu na quinta-feira, 18 de dezembro de 2014.


Durante a aula os alunos conheceram as instalações da Biofábrica bem como seus equipamentos e funcionamento. “Eles acompanharam a rotina da Biofábrica e entenderam todo o processo de produção de mudas de Bananeira e Abacaxizeiro por meio das técnicas de Cultura de Tecidos Vegetais”, destacou a professora.

Além disso, os alunos conheceram equipamentos de tecnologia avançada que são utilizados na Biofábrica para produção de mudas, como por exemplo, os chamados Biorreatores de Imersão Temporária, e entender o seu funcionamento e as vantagens do seu uso.

Durante as atividades a responsável técnica da Biofábrica, Simone Maciel, esteve presente e relatou informações a respeito da capacidade de produção da Biofábrica, rotina de trabalho, processo de produção e sobre a organização quanto aos reagentes e sobre a montagem do banco de dados interno da Biofábrica para posteriormente poder calcular o custo de produção das mudas.

Os alunos mostraram-se bastante curiosos e interessados a todo o momento com relação à técnica. A professora Janiffe disse que ficou satisfeita com o desempenho da turma e feliz com a oportunidade de poder oferecer aos alunos uma prática em um laboratório de alto nível tecnológico e em plena produção.


Segundo a professora Janiffe Peres de Oliveira, a Biofábrica apresenta-se como um potencial vínculo empregatício para os alunos formados pelo IFAC na área de Biotecnologia. “É muito importante que os alunos, além de conhecerem as técnicas biotecnológicas durante as aulas, possam ter a oportunidade desse contato direto com estas instituições para vislumbrarem o mercado de trabalho e, assim, despertem o interesse por algumas das mais diversas áreas que a Biotecnologia permite atuar”.


Fonte: Site do IFAC. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário