quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Vem aí a Festa do Padroeiro São Sebastião

Xapuri celebra neste mês de janeiro a 113ª festa do padroeiro São Sebastião. Este ano, o maior evento religioso do município tem como tema: “São Sebastião restaurador da paz.”. A festa está sendo coordenada pelo padre Francisco das Chagas, juntamente com a comunidade paroquial.

A abertura oficial dos festejos acontece no próximo domingo (11), às 17 horas, com a realização da carreata do padroeiro, saindo do aeroporto e percorrendo as principais ruas da cidade, até chegar à praça São Sebastião. Após a carreata, às 19h será celebrada na mesma praça a Santa Missa pelo pároco Francisco das Chagas.

Mesmo o ponto alto da festividade sendo no dia 20 de janeiro, a cidade já começa a receber romeiros que vêm participar de atividades diversas, relacionadas à festa.

“A expectativa para este ano é que haja participação de mais fiéis do interior, porque este é um momento muito importante de união e renovação da fé cristã”, afirmou o pároco Francisco das Chagas.


Ele acrescentou que “São Sebastião é exemplo de fidelidade, crença e fé; deve ser respeitado e seguido por todos os cristãos xapurienses”.

A programação

A paróquia São Sebastião realiza, até o próximo dia 20, extensa programação com celebrações de missas e novenas, acolhendo devotos e meditando o tema "São Sebastião restaurador da paz.”.

Diariamente, as novenas terão início às 19h, na igreja Matriz, e envolverão toda a comunidade católica do município, além de muitos romeiros que tradicionalmente visitam a cidade no mês dedicado ao santo padroeiro.


No domingo (18), acontece o Bingão de São Sebastião, às 15h, em frente à Igreja Matriz. Neste mesmo dia, no período da noite, os visitantes e a população local poderão assistir a encenação da Vida de São Sebastião e o encerramento das novenas do santo padroeiro na também na Igreja Matriz. 

A programação segue até o dia 20 de janeiro, quando é celebrada a Missa Solene da Festa de São Sebastião - que será presidida pelo pároco da comunidade e a tradicional procissão com o padroeiro pelas principais ruas da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário